Regra: Cartas de Habilidade e Entrada GDB
Regra cartas de Habilidade.
Só poderá ser Usada 3 vezes durante uma batalha.
Regras de algumas cartas de habilidade:
Blow Away: Só pode ser usada duas vezes em uma partida.
Dive Mirage: Só pode ser usada uma vez em uma partida.
Copycat: Só pode ser ativada pelo número de bakugans seus que tenham esta carta.
Fire Wall: Só pode ser ativado pelo número de bakugans seus que tenham esta carta.
Marionette: Só pode ser Usada pelo Mantris.
Ir Over: Não pode mais ser usada.
Shade: Não pode mais ser usada (só pode a variação Shade Ability por alguns bakugans Haos).
Immobile: Só deixa o Ravenoid Intocável por duas rodadas.
Spirit Canyon: Quando o usuário usa esta habilidade, depois caso o wormquake ganhe, ele permanece na gate card.
Regra Habilidade de Fusão:
1º- Só poderá ser ativada se uma carta anterior necessária for ativada.
2º- Não conta como ativação de carta habilidade.
Regras Cartas de Entrada:
1º- Não pode ser colocada mais de uma carta de entrada na mesma rodada(a não ser por habilidades).
2º- Só pode ser ativada caso haja 1 ou mais bakugans nesta carta.
3º- Para começar uma batalha, precisa-se ter 2 Bakugans sendo 1 de cada oponente.
4º- Mesmo que a carta não seja ativada e tenha uma batalha nela, ela será desabilitada.
Regras de algumas cartas de Entrada:
Triple Battle: Pode ser ativada com um Bakugan só encima dela, Caso o Adversário não tenha bakugans em mão, o possuidor deste cartçao pode puxar um bakugan para esta.
Quartet Battle: (mesma da Triple Battle)
Juizo Final: Caso o Adversário não negue está carta, o adversário é automaticamente destruido.
[Attribute] Normal: Será criado uma regra especifica para está carta. Está carta terá os seguintes efeito:
Para Bakugans Pyrus: aumenta 150gs
Para Bakugan Aquos: transfere 100gs
Para Bakugan Ventus: subtrai 200 do inimigo
Para Bakugan Sub-Terra: aumenta 100gs
Para Bakugan Darkus: transfere 200gs
Para Bakugan Haos: subtrai 100 do inimigo